Nilton Santolin
© Nilton Santolin, 2020, criado por studiodess.com

EXPOINTER EM PRETO E BRANCO
Projeto dos fotógrafos Nilton Santolin e Fernando Kluwe Dias transformam retratos dos personagens da feira em arte.

Os verdadeiros astros da maior feira de agropecuária a céu aberto da América Latina são revelados no projeto Personagens da Expointer. A ideia dos amigos e fotógrafos Nilton Santonlin e Fernando Kluwe Dias, da Secretaria Estadual e Agricultura Pecuária e Irrigação, nasceu no ano passado e continua na 41ª edição da feira.

“A proposta foi mostrar as pessoas que compõem a Expointer e não eram percebidas. São personagens que fazem a história do evento. Se a feira tem essa grandiosidade é por causa deles”, acredita Santolin. Inicialmente, os amigos fotógrafos começaram a clicar os tipos característicos que traduzem a identidade do gaúcho, do trabalhador que faz os animais brilharem, das pessoas que fazem a feira acontecer.

Entre as personagens estão Luiz Pedro Pedroso Maidana, de Uruguaiana, e Dagoberto Sousa Giordano, de Alegrete. Os dois têm um histórico como tratadores das ovelhas da raça Merino Australiano e trabalham para a Cabanha Santa Caminha, de Alegrete. A trajetória de Maidana se confunde com a da própria Expointer, evento do qual ele participa desde as primeiras edições, quando ainda eram no bairro Menino Deus, em Porto Alegre. Eles que tratam com tanto cuidado dos animais são reverenciados nas fotos como as estrelas do evento que ajudam a construir.

Outro tipo característico retratado pelo projeto é o tratador Valdir Roos da Silva, o famoso “Pit Bull”, criador de ovelhas da raça Texel Colorido, da Cachoeira do Sul.
“Há 27 anos, participo da feira, primeiro como funcionário e há 8 anos com minha própria criação. Em 2003, fui eleito Peão de Destaque da Expointer”, orgulhase o “Pit Bull”, que transformou seu apelido no nome de sua cabana.

Mas Santolin e Dias vão além dos retratos dos tratadores de animais. Embora essas sejam as suas principais personagens, outros trabalhadores da feira e visitantes também ganham status de arte sob o olhar dos fotógrafos. É o caso, por exemplo, da corte da Expointer com sua rainha e princesas de 2017 e do punk Maurício Duarte Possa, de Nova Esperança do Sul, que passeava com o pai no Parque de Exposições Assis Brasil no último domingo (26/08).

Dias conta que o objetivo dos retratos, especialmente em preto e branco, é mostrar o que ninguém vê. “É dar mais dramaticidade, suscitar a imaginação e realçar o que, em geral, passa desapercebido na feira”, conceitua. No ano passado, os dois fotógrafos fizeram cerca de 20 registros com essas personagens. A ideia é continuar com esse olhar na Expointer em 2018 e, quem sabe, transformar esse projeto em uma exposição. Por enquanto, quem quiser conferir essas e outras imagens registradas pela dupla, poderá acessar a página Personagens da Expointer no Facebook.

Tati Casser – Jornalista

Translate »
Website is Protected by WordPress Protection from eDarpan.com.